Manifesto em tons de verde sustentável

Terra Chama Telma + blogue português sobre sustentabilidade e combate ao desperdício + vida verde + dicas sustentáveis
       Manifesto em tons de verde sustentável: O texto que aqui escrevo é um manifesto pela sustentabilidade, ecologia e um apelo ao combate ao desperdício, já que todo este blogue é um manifesto de ideias, vontades, medidas e atitudes que, na minha opinião, melhorariam o mundo. Arrisco-me a dizer que o salvaria.
Terra Chama Telma + blogue português sobre sustentabilidade e combate ao desperdício + vida verde + dicas sustentáveis

Manifesto em tons de verde sustentável

       Deixemo-nos de palavras e passemos à acção, pois mais do que palavras, são as acções que despoletam reacções e que podem fazer a diferença. Ainda que um dos meus nomes do meio pudesse ser refilona, não gasto energias a queixar-me do que os políticos e profissionais da indústria poderiam fazer para melhorar a situação que vivemos. Comparo esse discurso ao daquelas pessoas que passam o tempo todo a reclamar de questões relacionadas com a junta de freguesia ou da Câmara Municipal, por exemplo, mas que quando chega a altura de votarem e mostrarem a sua posição, preferem ficar sentadas confortavelmente no sofá. Críticas vãs, não construtivas que não visam melhorar nada e que só fazem denotar que existe um problema para o qual não estão dispostos a fazer absolutamente nada para solucionar.
Terra Chama Telma + blogue português sobre sustentabilidade e combate ao desperdício + vida verde + dicas sustentáveis
       Assim, neste manifesto em tons de verde sustentável peço-te (sim a ti!) que pares de reclamar do que poderia eventualmente ser feito algures no mundo. É que o primeiro passo deve ser teu. Acredito em Gandhi quando disse que devemos “ser a mudança que queremos ver no mundo”. Por isso decidi criar este espaço virtual onde vou partilhar as mudanças que fiz por um mundo mais verde e mais azul… Um mundo com mais vida. Claro que falho e continuo a cometer erros. No entanto, estou disposta a aprender e por isso hei-de falhar cada vez menos. Aqui há espaço para todos, com margem para erros e falhas, com a consciência de que todos os dias podem ser o primeiro dia do resto das nossas vidas. O que importa é procurar aliar a felicidade e a plenitude, a uma vida mais saudável, por nós e pelo resto do Planeta.
       Assim, espero conseguir desafiar-te a alinhares neste estilo de vida. Não tens que seguir tudo, claro, mas devemos estar cientes de que são as pequenas mudanças que farão a diferença. Não adianta criticarmos políticos, indústrias e outros tantos. Somos nós todos, enquanto seres individuais, quem pode fazer a diferença. Devemos escolher comprar menos e de forma mais sustentável, demonstrando respeito pela vida e pelo nosso planeta. Afinal, não há Planeta B e a Terra está a mudar… Então por qual motivo não mudamos nós?!
Terra Chama Telma + blogue português sobre sustentabilidade e combate ao desperdício

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Eu aceito a Política de Privacidade